Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Golfinhos e Póneis
11 avril 2008

As diferentes raças de póneis Os póneis formar um

As diferentes raças de póneis

Os póneis formar um grupo à parte no mundo dos cavalos, cujo antepassado remonta à fase áurea de desenvolvimento dos mamíferos na face da Terra, há 58 milhões de anos. Só no Plaeistoceno porém – um milhão de anos atrás – vários deles assumiriam conformações semelhantes das actuais.   

  A disputa de alimentos decidiu a sobrevivência dos mais fortes e ágeis, que lotaram as pradarias ricas em comida e água. Em algum ponto de rágua do tempo, manadas de pequenos equinos acabaram flageladas para fronteiras desprotegidas, onde disputariam pastos ruins, sob temperaturas gélidas. Apenas os mais rústicos resistiram. Esse foi o berço do pônei, merecidamente reconhecido como o mais rústico e resistente dos cavalos.

  Os primeiros contactos entre ele e o homen ocorrem há vários séculos, entre a Mongólia e o leste europeu. Embora existam relatos de manadas em estado semiselvagem na Polônia, a sobrevivência moderna da raça e seu espalhamento devem-se ao trabalho de criadores e selecionadores.

O pônei trabalhou para ganhar o direito à vida. Por exemplo, no início da Revolução Industrial, eles foram incorporados à rotina das minas de carvão, nas ilhas Shetland, norte escocês – onde já existiam há quase dois mil anos.
Baixos, fortes, pouco exigentes, eram ideais para arrastar pesados vagões em túneis claustrofóbicos. Encerrada a exploração carvoeira retornaram ao estado semiselvagem nas ilhas, sendo redescobertos depois pelos selecionadores de linhagem.

  Hoje, acredita-se que existam mais de 100 raças de póneis no mundo – com tamanhos que variam de

60 cm

a 1,45m -limite superior da raça. No Brasil elas são seis, embora 90% da equipa concentra-se em torno da chamada "brasileira".

Algumas raças:

  PIQUIRA – Embora de origem desconhecida, é a raça mais típica brasileira. Também chamado de pitito ou petição (do francês petit), a sua formação decorre de cruzamentos múltiplos de várias linhagens de pequenas estatura, um cavalo que tem andamento em marcha, sugeringo um mangalarga de menor porte – altura máxima de

1,30 m

. É utilizado especialmente para a iniciação equestre das crianças, mas também tem largo uso na lida rural.

  SHETLAND – E a base das raças pónei em todo o mundo. Originário de uma região de clima e pasto inóspitos, ao norte da Escócia – as ilhas Shetland, destaca-se pelo porte baixo, até um metro, a ruralidade e a força. São robustos e musculosos e suportam grande peso nas costas. De temperamento calmo e olhos dóceis, representam uma boa opção de sela para crianças e deslocamento de charrete.

HAFLINGER – Veio da Áustria. É um pónei de grande porte –

1,40 m

– muito robusto e resistente. Suporta as mais adversas condições de clima e alimentação. São marcantes a beleza e a harmonia de suas linhas.


  WELSH MOUNTAIN – Originário do País de Gales, foi introduzido no Brasil somente em

1990. A

sua altura média é de

1,20 m

. É resistente e dócil, carrega certa influência do cavalo árabe, do qual herdou a docilidade, o físico e a aptidão para montaria e salto. Outra raça recém-introduzida no país é o American Miniature Horse. É um animal pequeno (altura máxima de

85 cm

), resultante de rigorosa selecção nos EUA. Tem corpo perfeito, simétrico, ágil e muito vivo. É ideal como animal de companhia, mas também funciona no deslocamento de charretes infantis.

Bibliografia:

Http://www.poneimania.com.br/Racas.php

Publicité
Publicité
Commentaires
Golfinhos e Póneis
Publicité
Publicité